Abordagem de nuvem híbrida: ideal para backup e recuperação de dados


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Abordagem de nuvem híbrida: ideal para backup e recuperação de dados

O uso de ambientes de nuvem híbrida para maior produtividade nos escritórios não é mais uma exceção. É o que aponta o relatório State of the Cloud 2020, da Flexara, destacando que 87% das empresas, atualmente, adotam a estratégia pelo fato de oferecer a escalabilidade, flexibilidade e facilidade de gerenciamento da nuvem, bem como a regulamentação da infraestrutura on-premise.

Para as empresas que desejam implementar o método, o primeiro ponto a avaliar é quais dados se deseja fazer backup na nuvem e para quais deve ser feito no ambiente on-premise. Uma das principais vantagens do backup e recuperação em nuvem híbrida é, justamente, fornecer às empresas a capacidade de escolher seu destino de backup. Para isso, as organizações também devem buscar soluções que lhes permitam implementar uma abordagem inteligente e unificada, minimizando o tempo gasto na configuração e gerenciamento da solução. Vale dizer que o mercado já dispõe de novas soluções de backup e recuperação baseadas em SaaS que reduzem o tempo de administração da proteção de dados, permitindo a configuração em minutos.

Uma observação importante é que se uma companhia desejar implementar uma técnica unificada e inteligente para backup e recuperação em nuvem híbrida, é necessário ter certeza de que a solução seja verdadeiramente híbrida e realmente permita o armazenamento de dados on-premise. Além disso, a solução deve fornecer uma visão unificada de seus backups, permitindo-lhes definir, configurar e gerenciar os backups on-premise e na nuvem a partir de um único painel.

Os benefícios do backup e recuperação em nuvem híbrida

Uma abordagem de nuvem híbrida para backup e recuperação de dados permite que as empresas se beneficiem da infraestrutura on-premise e dos serviços em nuvem quando se trata de proteção de dados. Por exemplo, a nuvem permite que as instituições aumentem ou diminuam facilmente seu armazenamento de backup à medida que seus requisitos de negócios mudam, especialmente em relação à retenção de dados de longo prazo. Além disso, o SaaS e outros serviços de backup e recuperação em nuvem permitem que elas reduzam a quantidade de armazenamento que precisam comprar e gerenciar. Para demandas baseadas na nuvem, o backup e a recuperação são mais simples de gerenciar do que em ambientes on-premise, uma vez que os dados já estão na nuvem.

A restauração de dados da infraestrutura on-premise, muitas vezes, pode ser concluída muito mais rapidamente do que na nuvem, porque o principal gargalo é a velocidade da conexão WAN da com. Na verdade, para algumas empresas, a infraestrutura on-premise pode ser a única maneira de atender aos Objetivos de Ponto de Recuperação (RPO) e aos Objetivos de Tempo de Recuperação (RTO) que possuem para demandas críticas. Além disso, a infraestrutura on-premise possibilita às empresas evitar altas taxas de transporte de dados avaliadas por alguns provedores de nuvem.

Maior liberdade para escolher o local de backup de seus dados

Uma abordagem de nuvem híbrida para backup e recuperação oferece às companhias a liberdade de usar a nuvem ou a infraestrutura on-premise para diferentes áreas de trabalho. Algumas podem se beneficiar da escalabilidade, simplicidade e outras vantagens da nuvem. Outras, podem usar a infraestrutura on-premise se precisarem da velocidade para atingir RPOs e RTOs curtos, se tiverem arquivos grandes que podem levar a altas taxas de transferência de dados ou se quiserem controle total sobre tipos específicos de dados confidenciais.

Avaliando cuidadosamente quais dados devem ser armazenados em backup, selecionando a solução certa e adotando as melhores práticas dos mesmos, essas empresas podem implementar uma estratégia de backup e recuperação em nuvem híbrida inteligente e unificada que lhes permitam proteger seus dados de uma maneira que envolva o melhor dos mundos na nuvem e no ambiente on-premise.

Bruno Lobo, LATAM General Manager da Commvault.

Fonte: TI Inside


« Voltar