Sincronizar a rede com a nuvem é a chave para otimizar o tráfego, revela a Citrix


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Sincronizar a rede com a nuvem é a chave para otimizar o tráfego, revela a Citrix

Um estudo da IDC realizado para a Citrix identificou que 82% das corporações entrevistadas acreditam que a complexidade de suas redes de dados é obstáculo para expansões de arquiteturas para a nuvem. Ainda, para 40% deles, a rede atual atende a apenas algumas das suas necessidades e isso pode representar entraves na hora de expandir serviços, sejam eles em estratégias de nuvem híbrida, multinuvem ou todas as nuvens.

Na avaliação da Citrix, os resultados mostram que estamos em um cenário de mudanças constantes, no qual se torna indispensável otimizar o modo como as informações circulam nas empresas. “É preciso criar um cenário no qual a rede e a nuvem funcionem de forma coordenada”, defende a companhia.

Para detalhar essas ações, a Citrix listou uma série de soluções aplicáveis e as informações estão disponibilizadas neste ebook, cujo objetivo é demonstrar como devem ser criados os espaços de trabalho digitais seguros.

As organizações costumam usar a WAN (Wide Área Network) para redirecionar o tráfego desde filiais e locais remotos até o centro de dados. Segundo a Citrix, isso não é aconselhável. Primeiro porque é caro e ineficiente fazer com que o tráfego se direcione ao centro de dados dando múltiplos saltos, em vez de ir diretamente de cada filial para a Internet ou SaaS (software como serviço). Depois, porque é desfavorável em termos de desempenho, já que o desvio ao centro de dados adiciona latência, tornando os aplicativos e o acesso mais lentos. “Nesse contexto, usar WAN como parte do projeto de nuvem faz com que a experiência seja mais ágil, segura e econômica”, defende a Citrix.

Unificar é a saída

Segundo a IDC, cerca de 79% das empresas em todo o mundo planejam reavaliar as suas infraestruturas de redes atuais para lidar melhor com uma estratégia de entrega de aplicativos unificada. Isto abrange desde centros de dados locais até a nuvem pública, envolvendo toda a WAN, inclusive nas filiais das corporações e operações em locais remotos.

Os benefícios diretos desse tipo de estratégia unificada seriam o aumento da eficiência da área de TI, a diminuição das violações de segurança e a redução da carga de trabalho das equipes de TI, permitindo que elas se concentrem em questões mais estratégicas.

Fonte: IPNews


« Voltar