Cinco ações fundamentais para produzir um evento online


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Cinco ações fundamentais para produzir um evento online

Em meio a tantas mudanças, muitas empresas precisaram se reinventar fazendo eventos no formato virtual por conta do distanciamento social causado pela pandemia. Para organizar um evento de sucesso alguns fatores são essenciais: ter objetivos claros, criar um planejamento estruturado, possuir uma tecnologia alinhada com a expectativa do público, oferecer conteúdo de qualidade, uma interação funcional com os convidados, entre outras coisas.

Confira abaixo cinco dicas para facilitar a produção de um evento online:

Faça um bom planejamento

Um dos fatores mais importante para ter sucesso no planejamento de um evento online é manter uma organização disciplinada. Tudo funciona como uma espécie de efeito dominó, ou seja, sua dedicação no começo faz muita diferença em todas as fases, no universo virtual. Assim, o primeiro passo é definir todo o escopo de ações.

A partir daí, fica mais fácil montar um cronograma completo, que servirá como um direcionador de decisões. Torna-se possível identificar a melhor temática de acordo com o público e montar a estrutura dos equipamentos que agregam valor à experiência de modo geral.

Crie uma infraestrutura tecnológica de qualidade

É fundamental ter capacidade de internet compatível com o tamanho do evento. Afinal, não tem como assistir um evento online com a transmissão travando toda hora. Quando há problemas desse tipo, o público perde o interesse pelo conteúdo. Por isso, o primeiro passo é verificar a qualidade da conexão para que fique estável. Transmissão de qualidade é fundamental para o sucesso do seu evento.

Outro fator importante é saber qual é a capacidade da plataforma de receber espectadores. Avalie os recursos utilizados na transmissão: cenário, apresentadores, palestrantes, convidados e tudo o que estiver no escopo do seu evento. Um vídeo com boa iluminação, bem enquadrado e com som funcionando para todos os participantes faz toda a diferença. A transmissão precisa ser bem organizada.

Divulgação focada no público-alvo

Com tantos recursos, a divulgação necessita mais de criatividade do que de investimentos financeiros. O motivo é simples: a capacidade de se diferenciar está diretamente ligada ao estudo sobre o público, que claramente responde de forma positiva a uma ação engajada.

Portanto, mostre os preparativos em links ao vivo, entrevistas breves com os palestrantes e chats que possibilitem perguntas. Essa proximidade durante as etapas da organização gera um aumento significativo nas inscrições, pois o assunto pode acabar viralizando e indo além das expectativas iniciais.

Defina como as pessoas participarão

Um ponto importante ao organizar um evento online é definir como será a participação das pessoas. Será necessário fazer uma inscrição prévia? Será pago ou gratuito?

Independentemente do valor do ingresso, uma boa alternativa para gerar engajamento com quem participa do evento é fazer uma inscrição prévia. Há várias plataformas para gestão de participantes. Com elas, você colher informações sobre os inscritos e cria estratégias de relacionamento para gerar engajamento antes, durante e após o evento.

Facilite a interação e o networking

A maioria das pessoas quer interagir com os palestrantes, expositores e participantes. Facilitar a interação entre eles ajuda na construção de um evento produtivo.

Sabemos que cada evento tem uma necessidade diferente, mas o networking é um dos principais focos em eventos corporativos. Oferecer ferramentas que facilitem a interação oferece uma experiência mais gratificante.

Fonte: Vogel


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