Segmento financeiro é o que mais investiu na criação de chatbots no Brasil
O Brasil tem sido referência mundial em atendimento digital via chatbots. Atualmente, o país possui 58 mil chatbots em atividade, que trocam 4,5 bilhões de mensagens por mês, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Esse canal de atendimento tornou-se rotina no dia a dia dos consumidores, clientes, empresas, cooperativas de crédito e instituições financeiras. O setor financeiro foi responsável pelo maior número de bots desenvolvidos em 2022, representando 23% das demandas, seguido pelo varejo, com 15%.
O investimento constante é em decorrência do crescimento deste setor, em específico nas cooperativas de crédito. O sistema financeiro continua sendo o que mais cresce no país. Segundo números divulgados pelo Banco Central, a carteira de crédito ativa do sistema cooperativo aumentou 35,9% em 2021, enquanto a carteira de crédito do SFN cresceu 15%. Esse fator tem influenciado diretamente no desenvolvimento de tecnologias de atendimento digital, que elevam os índices de satisfação dos clientes, por meio de resolução de demandas dos mesmos.
“A tendência é que esse tipo de atendimento via chatbots cresça a cada ano. Com uma Inteligência Artificial transacional e bem desenvolvida, os clientes conseguem resolver suas demandas em poucos minutos.”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especializada em relacionamento digital.
Os atendimentos via chatbots podem ser realizados por meio de aplicativos, sites, e-mail, Webchat e redes sociais, por exemplo. O canal mais utilizado pelos brasileiros é o WhatsApp, sendo o favorito de 92% dos usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha. A versão API do aplicativo é a mais indicada para a utilização de empresas e instituições, devido aos seus recursos e funcionalidades voltados especialmente para os negócios.
Fonte: IPNews