O que é e para que serve a automação de marketing


O que é e para que serve a automação de marketing

Toda vez que você precisa repetir uma resposta que já deu para outro cliente, nasce uma pergunta frequente. Para muitos profissionais especializados em SAC essa repetição pode parecer enfadonha e desperdício de inteligência. Com a popularização da tecnologia, surgem soluções dedicadas a otimizar o tempo dedicado neste relacionamento. Confira o que é e para que serve a automação de Marketing em situações como estas.

O que é automação de Marketing

Automação de Marketing é a prática de utilizar plataformas tecnológicas para otimizar o relacionamento com a audiência, minimizando os esforços humanos em ações que podem ser programadas. Por meio da automação é possível enviar respostas frequentes, conteúdos adequados ao momento do cliente e publicar informação nos canais sociais. Confira abaixo alguns exemplos de ferramentas de automação de Marketing

RD Station

No Brasil, a RD Station (recentemente renomeada para RD Marketing) é a ferramenta de automação de Marketing mais popular. A plataforma faz parte da estratégia do Resultados Digitais para ampliar o alcance do Inbound Marketing no Brasil. Com ela é possível agendar posts nas redes sociais, construir páginas de captura e entregar materiais ricos, gerenciar leads, criar sequências de mensagens (fluxos de automação) e analisar os resultados com base no funil de vendas.

Ferramentas semelhantes: Mautic, LeadLovers, Hubspot, Infusion.

Manychat

O Manychat está ganhando espaço como a ferramenta preferida para automatizar o relacionamento com audiência no Facebook. Com ele é possível criar um fluxo de resposta automático, de acordo com a interação do usuário. Assim a empresa pode mapear suas perguntas mais frequentes e entregar as respostas de forma individual. Também muito eficiente para compartilhar novidades via inbox para quem já interagiu com a ferramenta de bot. Assim o time de atendimento se dedica a atender apenas as perguntas que nunca foram respondidas.

Ferramentas semelhantes: Chatfuel, Push (Ilhasoft) e Blip

Adespresso


Para quem atua com muitas campanhas em busca do melhor custo-benefício, o Adespresso é a ferramenta responsável por fazer diversas combinações de imagem, texto e público. Dessa forma, o profissional de Marketing se dedica a análise da verba para as campanhas que entregam mais resultado.

Fonte: ID5


« Voltar