Métricas de vaidade ou de negócio? Entenda a diferença!
Likes, comentários, compartilhamentos. Talvez você já saiba que estes indicadores são conhecidos como métricas de vaidade. Nesta publicação nós vamos explicar porque recebem essa classificação e qual a melhor forma de mensurar métricas de negócio nas mídias sociais.
Nem tudo que parece é!
Esse ditado popular ajuda a entender porque os números que ficam expostos nas mídias sociais tornam-se irrelevantes para profissionais dedicados à mensuração de resultados de negócio.
Calma! A gente sabe como é bonito receber reconhecimento pelo trabalho. Quem atua com publicações para Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin também. É ótimo ver subir os fãs, likes, compartilhamentos e todas os índices que geram comparação direta com outros perfis. Mas esses dados não são suficientes.
O que são métricas de vaidade?
Se formos resumir: métricas de vaidade são as informações coletadas e acompanhadas por profissionais, mas que não ajudam a tomar decisões de negócio.
Isso não significa que são métricas para ignorar. Elas ajudam a melhorar o conteúdo, a linguagem, a gerir a reputação da marca. Mas não são elas que indicam se o negócio vai bem ou precisa de correção.
A única excessão é se você é dono ou gestor de um veículo de mídia (influenciador digital, jornal, revista, site jornalístico). Para estes casos, as métricas de vaidade somadas à mensuração da audiência são meios para conseguir patrocínio.
Veja alguns problemas de centrar as análises nas métricas de vaidade
Para a maioria das empresas (indústria, produto ou serviço), as métricas de vaidade podem desviar o olhar de melhorias fundamentais. Veja um exemplo:
Fãs: o alto volume de fãs significa que mais pessoas encontraram seu perfil e querem receber seu conteúdo. Mas isso não significa que elas são potenciais clientes. Também não significa que irão receber seus próximos conteúdos.
Vale explicar: o Facebook reduziu a menos de 3% a divulgação espontânea de conteúdos para a linha do tempo de quem segue páginas. O que significa que ficou mais difícil propagar sua mensagem sem anúncios por lá. O mesmo vem acontecendo com o Instagram.
Como mensurar o impacto das mídias sociais com métricas de negócio?
A melhor forma de mensurar a sua presença nas mídias sociais é relacionar os dados com os objetivos de negócio. E aí vale recuperar o que falamos para criação de sites e relembrar que as empresas estão na internet com 3 principais objetivos.
- Ser encontrada pelos clientes
- Gerar contatos de potenciais clientes
- Permitir compras online
No caso das mídias sociais, ao invés do número de likes, seguidores, compartilhamento e comentários, será mais útil ter um relatório que aponte o alcance e sua relação com o negócio. O melhor é responder perguntas como:
- Quantas pessoas foram atingidas por suas publicações no período analisado?
- Quantas pessoas saíram da mídia social e visitaram determinada página do seu site?
- Quantas pessoas assistiram até 75%, ou seja, viram quase todo o vídeo postado?
Perceba que estas informações são restritas ao administrador das páginas. O que reafirma nossa percepção de quem nem tudo que parece é (relevante).
Fonte: ID5